Amazonas Meu Lar Programa Abre Inscrição Ou Cadastro
|O anúncio do programa habitacional “Amazonas Meu Lar” aconteceu durante a entrega de Condomínio Habitacional.
Agora em agosto de 2023 o Governador Wilson Lima abriu as inscrições para o Programa Habitacional Amazonas Meu Lar. O cidadão/cidadã tem o formulário para fazer o cadastro pelo link eletrônico, veja: www.amazonasmeular.am.gov.br/.
A previsão é de que o Governo do Estado de Amazonas irá realizar a entrega de ao menos 20 milunidades habitacionais e mais 32 mil títulos de terra no estado que farão parte do novo programa “Amazonas Meu Lar”. O investimento total será de mais de R$ 3,9 bilhões, do qual R$ 1,086 bilhão sairá dos cofres estaduais e o restante do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de programas que a Caixa realize financiamento.
Governo do Amazonas projeta entregar “soluções”
O Governo do Amazonas pretende entregar soluções em cada uma das 22 mil unidades, sendo que cada um deverá ser digna para os moradores, como foi afirmado pelo Governador Wilson Lima. O novo programa irá atuar em conjunto com a Superintendência de Habitação.
Também já foi estipulado um regulamento para quem deseja ser aprovado no Amazonas Meu Lar, além da previsão de que serão gerados até 51 mil empregos, diretos e indiretos. O regulamento do programa deverá ser publicado dentro dos próximos 60 dias, onde irá abranger até cinco faixas de renda e que já estão previstos nas em programas de âmbito federal, onde o Governo do Amazonas pretende firmar parcerias.
Explorar soluções de moradias disponíveis
A principal busca será por absorver soluções de moradia que já estejam disponíveis no Prosai Parintins, que é um programa que recebe o financiamento do BID. Novas moradias também serão construídas, além de conceder subsídios para que seja feito o pagamento do financiamento e adquirir algum imóvel que já esteja disponível no mercado.
As soluções vão buscas moradias definitivas para recolocar as famílias que foram retiradas da ocupação na região do Monte Horebe, na zona Norte de Manaus e que atualmente estão recebendo a ajuda do Estado com o Auxílio Aluguel.
Casos de famílias atendidas comovem o público
Entre algumas das famílias que foram beneficiadas, um dos casos que mais chamou a atenção foi da Dona Dinamere Benicio Cárceres, que teve a sua casa arrastada pela correnteza durante as fortes chuvas que atingiram Manaus no final de março.
Dinamere vive com suas duas filhas, Giovanna de 15 anos e Jordana de 9. Elas haviam participado da escolha do apartamento no dia 24 de março, que foi exatamente um dia antes da ocorrência. A família ainda conseguiu salvar os documentos mais importantes e o celular, mas agradecem a “Deus por terem uma nova chance de recomeçar”.
Ressaltando que as famílias que tiveram a oportunidade de escolher por quais apartamentos desejavam, de acordo com critérios já pré-definidos, sendo que idosos e pessoas com dificuldades tiveram a preferência para se alocarem nos apartamentos do térreo.