Pra Ter Onde Morar: Programa de Apoio Habitacional em Goiânia
|O Governo de Goiás, anunciou que por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), realizou a abertura de um Edital que pretende beneficiar as mulheres que sofrem de violência doméstica e que passariam a ter ajuda com Aluguel Social por meio do Programa Pra Ter Onde Morar.
Com a iniciativa, as mulheres que passam por essa complicada situação em Goiânia vão passar a receber R$ 350 mensais durante 1 ano e meio. Quem já se pronunciou sobre a iniciativa foi o Presidente da Agência, Alexandre Baldy, que informou sobre como irá funcionar as inscrições. As interessadas devem acessar o site da Agehab, podendo participar qualquer mulher que resida nos 246 municípios do estado de Goiás.
Requisitos para o Programa Habitacional em Goiânia
É preciso cumprir alguns requisitos necessários, como estar inscrito noCadastro Único e com os dados em dia, informar o munícipio que reside no estado, estar em situação econômica vulnerável, ser maior de 18 anos e comprovar domicílio na mesma cidade por pelo menos 3 anos.
Baldy também aproveitou para comentar sobre outros projetos que têm a intenção de colocar em prática durante o período em que estará sob gestão da Agehab, garantindo que qualquer uma das mulheres que moram em algum dos 246 municípios goianos vão poder participar.
Qual a função da Agehab?
A Agehab têm a função de desenvolver os programas habitacionais e entre eles está o “Pra Ter Onde Morar”. A missão é copiar o exemplo de programas que estão funcionando bem e garantir com que eles sejam ampliados, buscando através de recursos federais e firmando parcerias.
Uma parceria já foi firmada com a Prefeitura de Anápolis, onde será aumentada a oferta de moradias para a população. Anápolis pode ser considerada uma grande cidade, mas que infelizmente sobre com problemas de moradia, sobretudo ao longo dos últimos anos onde houve uma falta de ação por parte da Gestão de Jair Bolsonaro na parte habitacional.
Como será o programa de Aluguel Social para mulheres vítimas de violência doméstica?
Este programa deverá ser referência em todo o país, cuidando das mulheres com mais de 18 anos e que passam pela triste situação de violência doméstica, contando com o apoio do Aluguel Social para que possam obter a sua própria casa.
Infelizmente muitas mulheres não dispõem das condições necessárias para pagar as despesas de aluguel e agora isso será possível graças à ajuda do Governo de Goiás. Em relação sobre como será concedido o benefício, o primeiro passo é realizar a inscrição no site da Agehab, além de estar com o cadastro ativo no CadÚnico.
O Programa Aluguel Social já está do Governo de Goiás já está em vigor. É muito importante que as mulheres que são vítimas de violência, procurem ajuda e saber mais detalhes sobre a iniciativa. Um boletim de ocorrência pode ser realizado para que a Polícia tome medidas protetivas. Pois bem, agora é esperar para saber o que irá ocorrer em relação à proteção para as mulheres em todo o estado de Goiás e se irá melhorar em comparação ao últimos anos.