Governo Lula propõe a criação de novo programa habitacional

O programa habitacionalMinha Casa Minha Vidafoi reformulado por Lula em 2023 e irá incluir um novo público. Segundo ele, o objetivo de agora é criar mais um programa habitacional, que desta vez será focado para as pessoas de classe média de baixa renda.

De acordo com o projeto do petista, estas famílias até poderiam comprar a casa por um preço maior, garantindo com que eles tenham a possibilidade de viver em uma moradia digna.

Minha Casa Minha Vida começa forte na região Centro-Oeste

Ao longo desta última semana, o chefe do executivo esteve participando de um evento onde entregou até 1.440 residências referentes ao programa Minha Casa Minha Vida, no município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso.

A intenção deLula é criar um programa habitacional que atenda a população de classe média, aquela que recebe entre R$ 5 a 7 mil e que ele entende que em muitas ocasiões acaba não tendo como receber um apoio quando for construir a sua casa.

O cidadão quer uma casa maior, não gosta de algo muito pequeno, porém sem políticas públicas na maioria das vezes isso não é possível. O Governo Federal está tratando de acelerar a contratação de mais de 2 milhões de casas através do programa habitacional, sendo que somente no Mato Grosso ainda existem ao menos dois conjuntos que precisam ser finalizados, com previsão de que as obras sejam concluídas até 2024.

O que deve mudar nos programas habitacionais em 2023?

Para a emoção de milhares de brasileiros, as inscrições para o Minha Casa Minha Vida em 2023 já começaram. De acordo com que o foi dito pelo Ministro das Cidades, Jader Filho, a previsão é de que o programa habitacional realize a entrega de ao menos 15 mil unidades somente neste ano.

Ao menos 600 unidades também serão entregues na região de Bertioga, dando prioridade a uma das cidades que foi atingida pelas fortes chuvas no final do último mês. Já não bastasse as entregas desta leva, até o final do ano a previsão é de que uma segunda leva entregue mais 900 unidades na cidade.

De fato, o programa habitacional voltou com tudo neste ano e com o propósito de destinar ao menos 50% das unidades que estejam compatíveis com o financiamento para todos os que se encaixam na faixa 1 do programa. Este é o grupo que passou pelo maior reajuste e que atende as famílias com uma renda mensal de até R$ 2,6 mil.

Principais requisitos para receber um imóvel do Minha Casa Minha Vida

Para receber um imóvel do programa Minha Casa, Minha Vida, antes de tudo, é recomendado acessar o site da Caixa Econômica Federal ou se dirigir a uma agência da Caixa e fazer uma simulação para verificar se você se enquadra nos critérios do programa e qual o valor máximo do imóvel que pode ser financiado.

Além do mais, também para este ano será garantido através do Minha Casa Minha Vida a possibilidade de obter a locação social, com imóveis que podem ser adquiridos em áreas urbanas.