Cohab Campinas recebe selo de mérito por seus trabalhos

A Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Campinas acaba de receber uma certificação por dois programas: Pela Inclusão Habitacional Saudável e Agilidade no Empreendedorismo.

A obtenção do Selo de Mérito Especial do Ano de 2022 e que foi obtido graças as diversas iniciativas e que foram citados durante o 69º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social (FNSHDU) e da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC).

Inclusão Habitacional feita de forma saudável

De acordo com o Presidente da Cohab Campinas, Arly de Lara Romêo, a obtenção do selo por mérito é um reconhecimento de todo o trabalho que a companhia está realizando. A conquista da certificação foi vista como um esforço de toda a equipe, tendo em vista o trabalho feito com responsabilidade e muito comprometimento.

O principal foco dos programas habitacionais em Campinas é pela busca de uma melhor qualidade de vida, mesmo após a instalação das moradias. Entre alguns dos resultados que já foram obtidos, está o trabalho em promover a capacitação de mulheres, oficinas de educação ambiental e de urbanismo.

EHIS Cohab: Muita Agilidade e Empreendedorismo

Por conta do benefício desde que foi aprovada a Lei Complementar 312/2021, o processo se tornou mais ágil e simples para que o programa EHIS Cohab funcione. A principal busca é para atender a população que demonstra interesse em moradia, com empreendimentos que são voltados ao público que se encontra registrado no Cadastro dos Interessados em Moradia.

Através desta iniciativa, os empreendedores vão poder aprovar projetos com muito menos tempo, acessibilidade em relação as vagas, altura e o aproveitamento que for conquistado. Existem algumas contrapartidas, como de 2% do total de moradias habitacionais construídas, que só podem ser vendidas se estiverem no cadastro do CIM.

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) é uma entidade que realiza a representação das Companhias de Habitação (Cohabs) e demais órgãos públicos de habitação do Brasil. Foi fundada em 1985 e tem como objetivo promover o desenvolvimento da política habitacional e a melhoria da qualidade de vida da população, através da troca de experiências e da articulação entre os membros da entidade.

Principais atividades do ABC e déficit habitacional em Campinas

A ABC tem como principais atividades a realização de eventos, seminários e cursos de capacitação para os agentes públicos de habitação, além de promover debates e estudos sobre políticas habitacionais e desenvolvimento urbano. A entidade também atua na defesa dos interesses das Cohabs e órgãos públicos de habitação perante o poder público e a sociedade em geral.

Entre as principais bandeiras defendidas pela ABC estão o acesso à moradia digna para todos os cidadãos brasileiros, a regularização fundiária de assentamentos precários e a promoção de políticas públicas que incentivem a produção de moradias de interesse social, como o trabalho que está ocorrendo em Campinas.

O déficit habitacional em Campinas é visto como um problema grave que afeta milhares de famílias. Segundo os dados do último censo do IBGE de 2020, existem cerca de 22.500 domicílios em situação de inadequação na cidade, que incluem casas com risco de desabamento, falta de saneamento básico e superlotação. Segundo a Cohab-Campinas, existem mais de 30 mil famílias cadastradas na fila da habitação popular na cidade.