loader image

Como Funciona a Compra Compartilhada De Imóveis?

A compra compartilhada de imóvel acontece quando duas ou mais pessoas se unem para adquirir um mesmo imóvel. Trata-se de uma modalidade de compra que pode envolver amigos, familiares, casais ou pessoas conhecidas que tiverem um objetivo comum na compra de um imóvel. Essa definição pode parecer óbvia, mas traz em si vários detalhes que devem ser considerados. Isso evita problemas futuros diversos.

A ideia que acompanha a compra compartilhada é dividir os custos e responsabilidades relacionados à aquisição do imóvel. Uma das motivações para que ela seja feita é financeira. Afinal, duas ou mais pessoas com o mesmo objetivo de compra podem ter um ônus financeiro menor comprando juntas.

De toda maneira, é preciso entender como funciona a compra compartilhada: www.jusbrasil.com.br/artigos/. Além disso, é necessário tomar algumas precauções, evitando qualquer espécie de problema.

Como funciona a compra compartilhada de imóvel?

A compra compartilhada de um imóvel, de modo geral, funciona de forma semelhante à aquisição individual. Contudo, tem a diferença de que os direitos e deveres são divididos entre as pessoas envolvidas na compra.

Nessa modalidade, todas as pessoas envolvidas contribuem com suas rendas no processo de solicitação de crédito e financiamento. Depois de feita a compra, todas as partes envolvidas terão o mesmo direito de usufruir do imóvel.

É comum que as pessoas pensem que a compra compartilhada de imóveis se limite a pessoas casadas ou com uniões estáveis. Porém, não é real esse tipo de suposição. Quaisquer pessoas que não tenham qualquer impedimento legal ou financeiro para comprar imóveis podem se juntar para fazer uma compra.

A única exigência é que todas as partes estejam em conformidade com as regras de crédito. Elas estabelecidas pelas instituições financeiras que fazem os financiamentos.

O que pode levar uma compra conjunta de imóveis a ser mal sucedida?

Quando alguma das partes envolvidas têm alguma restrição, como o nome constando em cadastro de restrição de crédito, pode haver problema. O mesmo pode acontecer em caso de haver comprometimento de mais de 30% da renda em alguma das partes.

Além disso, as instituições financeiras determinam suas regras de como liberar ou não crédito. Mais pessoas envolvidas, por exemplo, também requer mais cuidados para não haver divergência de dados, inconsistências e incoerências.

No que é preciso ter atenção ao se comprar imóvel com outra pessoa?

A primeira questão a ser considerada é a escolha de com quem se compra o imóvel. É fundamental que sejam pessoas de confiança. Além disso, deve ser alguém com quem tenha uma boa relação e objetivos comuns. Afinal, a compra de um imóvel é um processo de longo prazo, e desfazer um negócio em andamento pode trazer muita dor de cabeça.

É importante, como em qualquer compra de imóvel, se fazer um bom planejamento financeiro. Todas as pessoas envolvidas na compra compartilhada devem fazê-lo. É preciso considerar todas as despesas envolvidas na compra da propriedade.