Como Vender Um Terreno Para Uma Construtora?
|Primeiros passos para vender um terreno para uma construtora
Um primeiro aspecto a ser observado é o de avaliar se o terreno é um bom negócio para uma construtora. Para ter certeza, é importante levantar algumas características. Por exemplo, a localização e a metragem.
A localização será interessante de acordo com o perfil de empreendimentos da construtora. Por exemplo, uma empresa que tenha foco em empreendimentos populares dificilmente se interessará em um terreno em um “bairro nobre”.
O tamanho também diz se o terreno será ou não adequado para que a construtora faça algum tipo de empreendimento.
Além disso, as construtoras geralmente desejam tirar o máximo de proveito e investir no local. Elas dão prioridade àquelas com mais possibilidade de valorização e que renderá lucros. Para ter certeza das possibilidades que seu terreno oferece para sua construtora. Nesse sentido, é sempre positivo uma consultoria profissional e uma boa pesquisa de mercado.
Mantenha a documentação em dia
Uma documentação irregular ou que tenha problemas pode inviabilizar a venda de um terreno para uma construtora. Uma questão que deve ser observada é ele tem aberto com algum imposto como IPTU ou ITR. Outro imperativo é ver se a escritura do terreno está correta. Atenção especial sobre se o seu levantamento da área de acordo com a realidade.
É fundamental também ter ciência se todas as pessoas que têm direito ao terreno estão de acordo com a venda. Isso é especialmente importante no caso de terrenos que são parte de herança familiar. Enfim, quanto mais houver documentos em dia e que atestem a regularidade do terreno, maiores chances de negócio rápido, fácil e lucrativo.
Confira a viabilidade da construção na área oferecida para a construtora
Toda construção, seja urbana ou rural, está sujeita a um código de obras local. E isso é importante de ser observado para apresentar um terreno a uma construtora.
Para saber isso, é preciso observar o zoneamento urbano e o código de obras na prefeitura local. É necessário, por exemplo, saber quantos andares podem ser construídos no local. Conforme a localização, é necessário saber qual a distância a ser mantida entre divisas.
Além disso, dependendo do perfil do terreno, pode ser necessário consultar as possibilidades no código ambiental. Isso vale principalmente para áreas com bastante vegetação, praias, nascentes, próximas a rios, entre outras possibilidades.
Procure profissionais sérios para a venda do terreno
Com tudo certo para a venda de terrenos, é importante procurar alguém que vá fazer o negócio de maneira correta. Há imobiliárias, por exemplo, com setores especializados na captação de terrenos. Uma pesquisa sobre empresas e profissionais especializados nesse negócio é muito importante.
Além disso, é importante também procurar por empresas com um perfil adequado ao terreno. Uma pesquisa de mercado ou uma consultoria podem ser importantes nessa tarefa.