loader image

Taxa Selic: Como Ela Implica a Compra e Venda de Imóveis?

O noticiário sempre traz notícias sobre aumentos ou quedas da Taxa Selic de juros. Mas como ela influencia a vida de quem quer comprar imóveis? Explicamos aqui.

O que é a Taxa Selic?

No Brasil, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Trata-se do principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil para controle da inflação.

Ela é a taxa básica de juros da economia. Esse índice influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelas autoridades da economia no Brasil.

A Taxa Selic define taxa de juros média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais, com prazo de um dia útil.

Entendendo esse conceito, podemos saber como ela implica a compra e venda de imóveis.

Como a taxa básica de juros influencia a compra e venda de imóveis?

A redução da taxa Selic tem um impacto direto nos agentes do setor imobiliário. Sua redução torna mais acessível o financiamento imobiliário. Isso impacta tanto as imobiliárias e construtoras quanto pessoas que querem comprar imóveis.

Do ponto de vista das imobiliárias construtoras, a redução da taxa Selic representa uma oportunidade significativa de financiamento a custos mais baixos. Isso pode representar um aquecimento do mercado, por atrair mais pessoas para comprar imóveis.

Uma redução faz com que essas empresas revisem e renegociem seus contratos de financiamento. Assim, podem assegurar condições mais favoráveis e adequadas às novas taxas de juros.

Já pessoas físicas interessadas em adquirir imóvel, veem na redução da Taxa Selic a chance de obter financiamentos mais favoráveis. Isso porque as parcelas dos financiamentos imobiliários tendem a cair. Para quem já possui financiamento, surge também a oportunidade para renegociar condições de financiamento. Assim, há chance de negociar as existentes ou contratar novos financiamentos, com taxas mais vantajosas.

Oportunidades de investimentos

A queda da Taxa Selic também pode impactar positivamente os investimentos no setor imobiliário. Isso acontece porque com a redução das taxas de juros tradicionais impulsiona os investimentos. Nesse cenário, investir em imóveis geralmente se uma alternativa mais atraente. Os retornos, nesse caso, costumam ser melhores.

Então, o ideal é que as taxas sempre caiam?

Isso é uma questão complexa. As Taxas Selic, ao menos em um cenário ideal, são definidas mediante análise técnica. São pesados vários fatores e levadas em conta diversas decisões políticas para defini-la. O ideal é que as taxas médias de juros sejam equilibradas, conforme o cenário de momento da economia, e também de acordo com o projeto econômico que se almeja.

Abaixar indefinidamente as taxas de juros, pensando nos investimentos imobiliários, podem gerar cenários como o da crise de 2008. Naquele contexto, se formou uma “bolha imobiliária”. Ela surgiu porque, durante anos, crédito imobiliário facilitado e com juros baixos fez com que muitas pessoas adquirissem imóveis sem dinheiro para compra-los.

Assim que houve mudanças significativas na oferta de crédito, a inadimplência e uma série de fatores, fez com que boa parte do sistema financeiro colapsasse. Esse tipo de cenário precisa ser evitado, e por isso existe a política de juros por detrás da Taxa Selic.