loader image

São Sebastião realiza três programas habitacionais para vítimas de enchentes

Um mês após as fortes chuvas que infelizmente castigaram centenas de famílias no estado de São Paulo, a Prefeitura de São Sebastião, que foi uma das cidades mais atingidas, anunciou que irá criar até três programas habitacionais para as vítimas.

Infelizmente os 682 mm que atingiram a cidade de São Sebastião em 19 de fevereiro deixaram um rastro que jamais poderá ser reparado, por toda a destruição e 64 mortos. Desde então, a sua Administração Municipal, juntamente com o Governo do Estado e oGoverno Federal, em diversas ações que buscam atender as vítimas desta catástrofe.

Atendimentos estão sendo feitos na área social

Além dos atendimentos que estão ocorrendo na área social, que vai desde o acolhimento em abrigos e a recuperação de documentos que foram levados pelas enchentes, a Prefeitura também está na medida do possível garantindo as famílias o retorno para moradias, depois de um laudo emitido pela Defesa Civil e vistorias feitas por Institutos de Pesquisas Ambientais.

Foram obtidos ao menos 300 apartamentos em conjuntos habitacionais que estão localizados no município de Bertioga, que fica ao lado de São Sebastião. Os apartamentos foram cedidos pela Frente Paulista de Habitação Popular do Estado de São Paulo e terá o prazo de até oito meses.

Auxílio Aluguel

Uma opção que poderá ser buscada é o Auxílio Aluguel onde seria pago o salário mínimo vigente, de R$ 1.302,00, pago pela administração municipal durante o período de seis meses, e que poderá vir a ser renovado pelo mesmo período em até três oportunidades, o que representaria até 24 parcelas.

No momento, já temos 480 cadastrados, sendo que 165 serão para a abertura do processo e depois para uma comissão que vai avaliar. Famílias que estão em situação de emergência, como as que tiveram sua moradia completamente destruída pelas chuvas ou outras condições que impeçam a segurança da residência, evitando que estas áreas sigam em uma zona de risco.

Banco de Imóveis

A Prefeitura de São Sebastião estará atuando em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, com o intuito de incentivar os proprietários de imóveis que estão desocupados a alugar suas propriedades para as vítimas que ficaram desabrigadas por conta das fortes chuvas.

Os contratos de locação vão ser definidos entre o proprietário do imóvel e o beneficiário, sendo que o Governo Municipal irá atuar como se fosse um “fiador”, para garantir o negócio. E a Prefeitura também irá entrar nesse meio termo para realizar sua contribuição pelo Auxílio Aluguel.

Para se cadastrar no Banco de Imóveis de São Sebastião, deve realizar os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Prefeitura de São Sebastião (www.saosebastiao.sp.gov.br) e vá até o menu “Secretarias” e depois em “Habitação”.
  2. Na página da Secretaria de Habitação, clique em “Banco de Imóveis”.
  3. Clique no botão “Acesse o Sistema” e preencha o formulário de cadastro com seus dados pessoais.
  4. Após preencher o formulário, clique em “Salvar” e aguarde a aprovação do seu cadastro.
  5. Depois que seu cadastro for aprovado, você poderá acessar o sistema do Banco de Imóveis de São Sebastião e pesquisar por imóveis disponíveis para aluguel ou compra.

Novas áreas de risco identificadas

Logo após a tragédia do dia 19 de fevereiro, foram identificadas ao menos novas cinco áreas de risco na região de São Sebastião: Juquehy, Cambury, Vila Sahy, Baleia e Baleia Verde, todos são bairros da cidade. Diante disso, a administração municipal já está pensando em como elaborar um novo plano.

Para obter mais informações, é possível enviar um e-mail para sedes@saosebastiao.sp.gov.br ou ligar diretamente no telefone da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social no telefone (12) 3892-1480. A sede da Secretaria em São Sebastião está localizada na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 – Centro.

One Comment