Pra Ter Onde Morar Goiás Como Se Inscrever?
|O Governo Estadual de Goiás lançou o programa Pra Ter Onde Morar no ano de 2022. O programa é gerenciado pela Agehab (Agência Goiana de Habitação). Desde então, beneficia muitas pessoas atuando em várias frentes. Entre elas, disponibiliza casas populares gratuitamente, em editais em vários municípios. Além disso, providencia aluguel social, para famílias pobres ou em situações de desastre natural.
As informações gerais e os editais abertos podem ser consultados no site goias.gov.br/agehab/pra-ter-onde-morar-goias/.
Já as informações sobre o aluguel social no Pra Ter onde Morar podem ser consultadas no site goias.gov.br/agehab/pra-ter-onde-morar-aluguel-social/.
Quais são os objetivos do Pra Ter onde Morar?
O programa Pra Ter onde Morar tem os seguintes objetivos:
- Garantir o direito à moradia digna para as famílias de baixa renda
- Contribuir para a inclusão social e econômica de famílias de baixa renda em Goiás
- Diminuir a desigualdade social
- Diminuir de forma substancial o déficit habitacional no Estado de Goiás
- Promover o desenvolvimento urbano sustentável em todos os municípios goianos
Como funciona o programa Pra Ter onde Morar?
Para participar do programa, as famílias devem atender a alguns requisitos:
- Renda familiar mensal de até R$3 mil
- Não ter imóvel próprio ou em construção
- Ter inscrição no CadÚnico — Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal
No caso do Pra Ter onde Morar — Aluguel Social, há alguns requisitos específicos. É preciso comprovar apenas um deles, que são:
- Superendividamento
- Moradia improvisada
- Nome negativado no SPC/Serasa
- Vítima de violência doméstica
- Pessoa Idosa
- Deficiente
- Família só com pai ou mãe (mãe-solo/monoparental)
- Ter pleiteado imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás e não ter sido contemplado (tem que estar no sistema da Agehab)
- Com Cadastro em programas sociais do Estado de Goiás
- Bolsista do Probem ou estudante da UEG
As famílias que se enquadram nos requisitos podem se inscrever no programa por meio do site da Agehab. É preciso ter em vista que é preciso ter algum edital aberto para as inscrições. Quem não tiver acesso à internet ou preferir atendimento presencial, pode procurar postos Vapt Vupt ou aqueles disponibilizados pelas cidades.
Documentação
Após a inscrição, as famílias são avaliadas pela Agehab. A intenção é verificar se cumprem os requisitos do programa. As famílias que são aprovadas podem ser beneficiadas em várias modalidades do programa. Isso varia conforme a modalidade.
Podem participar desde sorteios de imóveis até subsídios para compra de casas, receber o Aluguel Social por 18 meses, dentre outros. Podem também participar de processos de regularização fundiária.
Feita a avaliação, é pedida uma documentação, além de formulários — disponíveis no site da Agehab — preenchidos.
Todas as informações relacionadas ao trâmite podem ser acompanhadas na página da Agehab. Também podem ser acompanhadas nos telefones (62) 3096-5005/5050, no Instagram @agehabgoias ou na sede da Agehab. Ela fica Rua 18-A, número 541, Setor Aeroporto, das 7h30 às 17h30, em Goiânia.
Impactos do programa desde que foi criado
O programa Pra Ter onde Morar já teve um impacto positivo para muitas famílias de Goiás. Desde que foi criado, melhorou a infraestrutura urbana, proporcionou moradias dignas e regularizou situações fundiárias. Além disso, o programa tem contribuído para a inclusão social e econômica dessas famílias.