Bragança Paulista prepara entrega de moradias do “Vida Longa”

Ao menos 28 unidades voltadas que vivem sozinhos em Bragança Paulista e sejam considerados independentes estarão aptos a receber as moradias já a partir desta segunda-feira (10). As entregas serão feitas por meio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social e Habitação, responsável pelo programa Vida Longa na cidade do interior paulista.

O Vida Longa faz parte do Programa SP Amigo do Idoso e que atualmente tem o principal objetivo de garantir moradia digna e gratuita para as pessoas idosas (que tenham 60 anos ou mais), que vivam sozinhas ou apresentam vínculos familiares fragilizados, que se encontram em situação devulnerabilidade social e com renda mensal de até dois salários mínimos.

Vida Longa conta com o trabalho do Governo de São Paulo

A entrega das moradias do Programa Vida Longa acontece graças ao trabalho que ocorre entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Bragança Paulista, desde que ocorreu a indicação do Deputado Estadual Edmir Chedid e que contemplou a cidade do interior paulista, graças ao intermédio das Secretarias de Ação e Desenvolvimento Social e Habitação.

A administração que atualmente está em vigor tem realizado um trabalho contínuo para garantir moradias dignas ao idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social em Bragança Paulista, com o processo não sendo diferente no caso do Programa Vida Longa.

Fica a cargo da Administração Municipal indicar quais serão os beneficiários, realizar a doação do terreno e começar a construção do equipamento, além de toda a manutenção que precisa ocorrer em cada empreendimento.

Como o projeto se caracteriza?

O projeto acontece como um acolhimento em república, promovendo a independência do idoso que é tão importante. Possibilita com que ele permaneça na moradia de forma saudável e com a qualidade de vida que qualquer um merece.

Existem também áreas comuns de convivência, com o intuito de estimular as relações sociais. Os idosos que forem selecionados passam pelos Centros de Referência da Assistência Social e Centro de Referência Especializado em Assistência Social do município, onde 15 idosos já foram encaixados no perfil do programa.

Os idosos selecionados devem atender aos critérios definidos desde 01 de outubro de 2019, quando houve uma reformulação do Programa Vila Dignidade, ter idade igual ou superior aos 60 anos, além de estar em situação de vulnerabilidade social. Para se cadastrar no CadÚnico, a renda mensal comprovada deve ser de até dois salários mínimos.

Detalhes sobre a estrutura

Todas as casas são compostas por cozinha, dormitório e sala de estar conjugados, também com direito a área de serviço. As moradias entregue terão a mobília básica, como geladeira, fogão, guarda-roupas, sofás e entre outros movéis.

Vários itens de segurança também vão estar presentes, como barras de apoio e interruptores de quantidade na mesma altura, além de rampas e pisos antiderrapantes. Este projeto pode ser considerado diferenciado por ser um ambiente bastante agradável, garantindo um espaço comunitário que está previsto dentro das atividades de um projeto social, que vai desde oficinas e espaços para realizar cursos.

Além disso, as áreas externas também foram adequadas para a promoção do melhor aproveitamento para os moradores, que começa desde a definição de horta elevada, com a garantia de uma churrasqueira e até mesmo equipamentos para ginástica, garantindo a saúde dos idosos. Ressaltando que o Projeto Vida Longa em Bragança Paulista recebe o nome de Olinda Salaroli Cerqueira, por meio do Decreto nº 4.152.

One Comment