loader image

Aproxima: Novo Programa Habitacional Do Governo Federal Em Áreas Urbanas

Novo Programa Habitacional Do GovernoO Aproxima, é o novoPrograma Habitacional que foi lançado pelo Governo Federal no segundo trimestre de 2022, com o intuito de ampliar o direito à moradia em áreas urbanas e centrais para as famílias que estão em situação de baixa renda.

Ao contrário do que ocorre na atenção em outros conjuntos habitacionais que estão situados em bairros afastados dos principais centros urbanos, através do programa Aproxima, as famílias vão poder ficar mais próximas dos centros urbanos.

Geralmente, as casas e os apartamentos estão subsidiados pelo Programa Casa Verde e Amarela, agora Minha Casa Minha Vida, ficam situadas em regiões periféricas e de baixo desenvolvimento urbano, o que nem sempre garante aos moradores o acesso à malha viária já estabelecida, e ao ficar longe dos centros urbanos, eles acabam perdendo o acesso aos principais pontos culturais e econômicas da cidade.

O Governo Federal garante que através do programa Aproxima vai disponibilizar terrenos e imóveis que estão em posse da União e que se localizam principalmente em região de malha viária, como quadras e lotes organizados para atender os programas de habitação.

Veja o vídeo sobre este assunto o Programa Aproxima Habitação, abaixo e no Canal Programas Sociais BR outras importantes oportunidades Habitacionais e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:

width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen="allowfullscreen">

Quem está apto a participar do programa Aproxima?

De acordo com a portaria vigente, as famílias que podem se beneficiar deste programa habitacional são aquelas que possuem uma renda bruta mensal de até cinco salários mínimos, além de alguns outros critérios que ficam por conta da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Dessa forma, de acordo com a opinião do atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, existe um programa claro para promover a transferência de renda e riqueza para as famílias que são de baixa renda, que se utiliza de ativos governamentais que já existem e que vão ser distribuídos dentro do programa.

Veja o assunto: www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/governo-federal-lanca-programa-aproxima-que-disponibiliza-imoveis-publicos-para-habitacao-social

Quais são os diferenciais do Aproxima?

Segue sendo um dos maiores entraves para acelerar a habitação no Brasil, o fato de que quase tudo está relacionado a disponibilidade de terrenos que sejam de boa qualidade em áreas urbanas de grande interesse da população e por um preço acessível.

Nesse quesito, o programa Aproxima terá o trabalho de sanar uma grande dificuldade que está justamente no acesso para essas propriedades que segue nas mãos do Governo. Além do mais, o objetivo do programa habitacional é permitir que a população de baixa renda passe a ter acesso a mais espaços onde a cultura está inserida, além de melhores oportunidades de emprego.

Tudo isso está sendo buscado através de um comparativo com bairros mais planejados e conjuntos habitacionais que já fazem parte do Casa Verde e Amarela, que na gestão de Jair Bolsonaro substitui o Minha Casa Minha Vida.

Portanto, como já está em vigor, esse programa vem recebendo indicações de imóveis da União que vão poder ser utilizados justamente para este fim, e em breve essa população vai ter como usufruir de um benefício que consta na Constituição Federal, do direito ao acesso da moradia.

O que você acha do trabalho que a gente realiza aqui no Programas Habitacionais? É importante saber através do seu comentário!

2 Comments