São Paulo Aprova Novo Programa Habitacional Para Policiais

Na última quinta-feira (27/06), a Alesp — Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto de lei Nº 1637/2023. O projeto autoriza a criação de um programa habitacional específico para os Policiais do Estado de São Paulo. O novo programa habitacional vai beneficiar Policiais Militares e Civis. Além deles, vai beneficiar Técnico-Científicos e Penais vinculados à SSP— Secretaria da Segurança Pública ou à SAP — Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Leia mais

O novo programa, segundo o projeto de lei, garantirá a destinação de pelo menos 4% dos valores de programas de comercialização de imóveis populares do estado de São Paulo para os policiais das respectivas secretarias. Depois de aprovado, ainda passará por regulamentação específica.

Leia mais

Além disso, o programa prevê a possibilidade de subsídios, contemplando tanto a compra quanto o apoio ao aluguel de moradias. A principal forma de execução será a concessão de cartas de crédito ao público que for receber o benefício. Contará com valores e condições estipuladas pelo órgão responsável pelo programa habitacional.

Leia mais

Mudança em relação à legislação atual

A nova legislação aprovada almeja corrigir um problema identificado nos atuais programas habitacionais de São Paulo. No caso, a eliminação da exigência de que o imóvel adquirido esteja no município de lotação do(a) Policial.

Leia mais

Atualmente, essa condição reduz o interesse de participação no programa. Isso porque mais de 40% dos e das profissionais de segurança em São Paulo trabalham em municípios diferentes dos quais residem.

Leia mais

Outro aspecto relevante é que os 4% especificados constituem-se em referencial mínimo de investimento previsto no programa.

Leia mais

Orçamento e Execução

Os valores anuais previstos para o programa são estimados em R$100 milhões. Deste total, 75% serão destinados ao financiamento para aquisição de imóveis. Outros 20% serão para subsídios complementares. Além disso, 5% para apoio à locação não onerosa, conhecido como aluguel social.

Leia mais

Esses valores foram indicados pela CDHU — Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. Eles correspondem à parcela de 4% dos imóveis atualmente comercializados pelo estado.

Leia mais

O custeio do programa já está previsto na lei estadual que instituiu o PPA — Plano Plurianual para o quadriênio 2024-2027. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo já incluiu no seu planejamento a Ação Orçamentária "Moradia Segura".

Leia mais

Este programa tem como objetivo a alocação e execução dos recursos. Eles foram transferidos por meio de Termo de Cooperação com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, através da CDHU.

Leia mais

Impacto Social em São Paulo previsto para o programa

Com a nova lei aprovada em São Paulo, o poder público espera que a adesão e oferta de unidades habitacionais aumentem. Dessa maneira, irá oferecer solução concreta para os desafios enfrentados por policiais na busca por moradia digna.

Leia mais

A aprovação deste projeto de lei será de grande impacto para policiais do estado de São Paulo.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Esta página foi gerada pelo plugin

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Programas Habitacionais Do Brasil