Calcular corretamente o preço de um imóvel é fundamental para se conseguir um bom negócio. Porém, nem sempre é uma tarefa simples. Pelo contrário, é preciso considerar uma série de detalhes que, no conjunto, formam o preço do imóvel. O preço de venda depende de algumas variáveis. Eles não se limitam apenas ao que ele pode oferecer da porta a dentro, mas também existem fatores externos.
Para se calcular o valor do imóvel, muitas vezes alguns elementos externos são tão ou mais importantes do que os internos, como a metragem ou o número de quartos. Tendo isso em vista, mostramos aqui uma lista com fatores que devem ser considerados no cálculo do preço do imóvel.
De modo geral, o valor venal é o número que se deve chegar quando vai se calcular o valor do imóvel. Seria algo como a oficialização do seu preço. Trata-se de uma estimativa feita pelo Poder Público para a transação de uma propriedade.
Esse cálculo é feito pela prefeitura da cidade onde o imóvel se encontra. Toda localidade possui sua base própria para calcular o valor dos imóveis. É isso que define os valores venais por região. Os fatores considerados geralmente incluem os seguintes dados:
A localização exerce uma influência importante no preço médio dos imóveis, sendo um dado fundamental para calcular este valor. A vizinhança a infraestrutura nos arredores do imóvel são fundamentais quando se fala em compra de imóvel.
Proximidade de comércio e transportes, por exemplo, podem elevar o preço dos imóveis. Da mesma maneira, índices altos de criminalidade ou dificuldade de acesso a água e saneamento básico tendem a diminuir seu valor.
A metragem e o número de cômodos também altera o valor do imóvel. A rigor, na hora de calcular o valor do imóvel, quanto maior for a área construída, maior será o valor. Número de quartos e banheiros, haver área externa ou de lazer, sempre influenciam no preço. Vagas em garagem também são importantes ao se calcular o preço de imóveis.
Um fator menos comentado, mas importante para se calcular o valor do imóvel, é a planta flexível. No caso, se trata da possibilidade ou não de se fazer mudanças estruturais no imóvel. Ter paredes que podem ser mudadas ou mesmo derrubadas contribui positivamente para o valor.
Calcular o valor de um imóvel é bastante complexo. Nem todas as pessoas conseguem sem o auxílio de profissionais. Por isso, é sempre interessante procurar ajuda de especialistas. Imobiliárias e construtoras, por exemplo, costumam ter profissionais especializados em fazer esse tipo de conta.
Da mesma maneira, algumas imobiliárias disponibilizam aplicativos com os quais as pessoas conseguem calcular o valor do imóvel. Geralmente, basta inserir alguns dados que a aplicação consegue chegar a um preço aproximado.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!