O programa Casa Fácil Paraná, da Cohapar, é um dos mais importantes programas habitacionais do Brasil. Trata-se de uma política pública habitacional que atua em várias frentes. Entre elas, financia diretamente a construção de casas para famílias com renda nos municípios paranaenses. O programa contempla famílias cuja renda seja de um a seis salários mínimos.
Uma das formas de o Programa Casa Fácil atuar é oferecendo condições de pagamento facilitadas. Por exemplo, concedendo a ausência de cobrança de valor de entrada. Também aplica juros de 2% e prestações mensais reduzidas de financiamento, tornando viável que famílias de baixa renda adquiram suas casas. Além disso, imóvel comprado no âmbito do Casa Fácil pode ser quitado em até 420 meses.
A execução das obras, de maneira geral, é realizada em áreas doadas pelos municípios para uso na construção de moradias populares. Também acontecem em terrenos de propriedade da Cohapar.
O processo é conduzido por construtoras selecionadas via procedimento licitatório, que é aberto pelo governo estadual. O valor de compra das unidades habitacionais pode variar, atendendo a perfis diferentes de renda. Trata-se de uma forma de o Casa Fácil poder atender a diversos perfis de imóvel, sendo assim bastante diverso para a população.
Desde que foi implementado, o Casa Fácil foi sendo implementado por etapas. Em cada uma delas há editais e períodos específicos de inscrições. Quando abertos, as pessoas que se enquadram no perfil do programa podem fazer seu cadastro. Uma vez feito, basta aguardar e enviar a documentação que for solicitada. Explicamos aqui como fazer.
Como dissemos acima, para adquirir uma moradia do programa Casa Fácil, é necessário fazer seu cadastro de pretendentes da Cohapar. Feito isso, irá participar de todas as etapas do processo seletivo. As inscrições estão disponíveis no site do programa habitacional sistemas.cohapar.pr.gov.br.
No cadastro, é necessário selecionar em qual município contemplado irá concorrer a uma moradia. Há opções de novo cadastro e de atualizar um já existente, caso ele já tenha sido feito.
Nesse último caso, é possível também fazer a atualização dos dados. Trata-se de uma medida importante para manter chances no Casa Fácil. Toda vez que passar por alguma mudança relevante, como alteração da renda, por exemplo, é preciso fazer essa atualização.
Chama bastante atenção no Casa Fácil a possibilidade do programa fazer o pagamento do valor de entrada dos imóveis. Nesse caso, o valor é pago pelo governo do Paraná, via Cohapar, às famílias beneficiadas. Na primeira etapa do programa, foi pago um subsídio R$ 15mil na entrada de imóveis para 31.384 famílias.
A segunda etapa do programa pretende atender mais 40 mil famílias, tendo sido implementada em 2023 e sendo executada em. Para esta etapa, o subsídio aumenta, sendo no valor R$20 mil o aporte para as entradas dos imóveis.
O programa Casa Fácil já regularizou e requalificou mais de 24 mil moradias somente até 2023. Trata-se de uma medida importante, já que a regularização fundiária garante segurança jurídica às famílias.
Essa ação possibilita que famílias em situação de irregularidade se regularizem, podendo, por exemplo, obter financiamentos. Isso torna viável obter financiamentos para obras estruturais, fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. A requalificação pelo Casa Fácil garante melhorias estruturais nas casas, financiando obras estruturais, dentre outras.
Trata-se de um conjunto robusto de investimentos que são destinados à titulação de propriedades. O programa também atua fazendo investimentos na urbanização de áreas e em obras de infraestrutura, melhorando os municípios e bairros. Visando prevenção de situações como enchentes, o Casa Fácil ainda investe na recuperação ambiental de áreas degradadas.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!