Como um apoio para as famílias brasileiras, o Governo Federal oferece uma série de benefícios, sendo que um destes é o Aluguel Social que é oferecido para as famílias que realmente precisam desse apoio para arcar os custos de seu aluguel.
O Aluguel Social é oferecido para as famílias brasileiras que perderam o seu imóvel em detrimento de algum tremor de terra, alagamento, desabamento, deslizamento ou outra calamidade que possa ter acontecido. Este auxílio assistencial é pago sempre com um valor fixo e que deve ser usado pelo beneficiário para o pagamento do aluguel de um imóvel até que o mesmo tenha condições de ter a sua própria casa.
Nem todas as famílias tem direito a receber o Auxílio Social, pois a família precisa cumprir uma série de requisitos que serão listados abaixo:
Para que o Aluguel Social funcione de forma justa para os seus beneficiários, é preciso seguir as leis que já estão regulamentadas de acordo com a Lei 8.742 que foi sancionada em 1993. Também temos o Decreto 6.307 de 2007 e que trata especificamente de serviços que são dispensados à famílias e cidadãos no caso de elas estarem em situação de calamidade pública e vulnerabilidade temporária.
Entre as leis municipais dos diferentes estados, este benefício pode estar incluso na regulamentação em pelo menos cinco, que são:
Não existe até o momento um valor para o Aluguel Social, pois cada família se enquadra em uma situação diferente e que merece uma avaliação única. No entanto, o valor máximo para este benefício no momento é de R$ 500.
No início, este programa foi desenhado para a cidade de São Paulo durante a gestão de Marta Suplicy, servindo de forma provisória para as famílias e cidadãos que haviam sido removidos do Edifício São Vito. Desde então, o benefício vem sendo entregue as famílias que foram removidas do território da cidade de São Paulo e outras 16 cidades que fazem parte da região metropolitana da capital paulista.
Para solicitar o Aluguel Social em 2022, é preciso ir até a Prefeitura da Cidade, apresentando o seu interesse em receber esse Auxílio, onde a própria irá tratar de iniciar um processo que poderá terminar no pagamento mensal do Aluguel caso sejam apresentados todos os requisitos para ser atendido. É importante solicitar essa ajuda se a pessoa se encontra em uma situação de provável despejo e ainda mais se tiver filhos menores na casa.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!