Prefeitura de Campo Grande concede aluguel social para idosos

Campo Grande abriu um edital para todos os interessados que desejam se inscrever pela Internet, com prazo até o dia 17 de abril. Ao menos mais dois processos seletivos estão abertos para quem deseja participar do programa de “Locação Social”, que é gerido pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários.

O prazo para os interessados que desejam se inscrever será de 17 de março até o próximo 17 de abril. As inscrições serão destinadas aos idosos que desejam morar em qualquer região da Capital e também para aqueles que estão interessados em residir no Centro de Campo Grande. O programa está previsto de acordo com a Lei Municipal n. 6.592, de 06 de julho de 2021.

Programa de Locação Social é visto como uma opção segura

O programa de locação social desde o seu início surgiu como uma alternativa muito segura, rápida e eficiente para agilizar o segmento de habitação e interesse social, viabilizando com que as famílias possam aceder à uma moradia digna enquanto não vemos em Campo Grande a oportunidade de se obter um imóvel social por meio de um sorteio público, de acordo com o que foi comentado pela Amhasf.

É voltado para as famílias que ainda não foram contempladas com o sorteio em outros programas habitacionais de interesse social e que estejam com dificuldades em arcar com os custos atuais de aluguéis que geralmente se adequam ao mercado imobiliário tradicional, com uma medida que visa reduzir o déficit habitacional.

No momento, cerca de 42 mil pessoas estão à espera de uma oportunidade para serem sorteados publicamente. Agora, o programa irá buscar fomentar a formação de um parque residencial de locação e que fique acessível por meio da promoção e da oferta, buscando requalificar os imóveis parados, além de aproveitar os imóveis que se encontram vagos e ociosos.

Iniciativa é inédita no Mato Grosso do Sul

Esta iniciativa é inédita em todo o estado, que irá assegurar as famílias interessadas, até que elas se enquadrem no programa, em um valor correspondente a até 50% do valor do aluguel e que não ultrapasse até R$ 1.200,00 mensais.

De acordo com a fala de Claudia Marques, que é diretora adjunta da Amhasf, o processo seletivo para a modalidade no centro da cidade se apresenta como uma vertente que segue ganhando força nos principais centros do mundo.

Onde e como realizar a inscrição?

A inscrição deve ser feita através do site da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, ou então indo presencialmente até a sede da Agência Municipal de Habitação que está localizada na Travessa Íria Loureiro Viana, 415, no Bairro Vila Oriente.

Veja a seguir quais são os requisitos para se inscrever no programa de Locação Social:

  • Ter idade igual ou superior a 60 anos;
  • Renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos ou então uma renda per capita que não seja maior do que 1 salário;
  • Não ter sido contemplado em caráter definitivo, por qualquer programa habitacional público;

A seleção do público em geral poderá obedecer a ordem de cadastramento. Maiores dúvidas devem ser tiradas diretamente com a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários.

2 Comments