Lula garante financiamento para construção do imóvel rural

A partir de agora o produtor rural vai ter mais tranquilidade para realizar a construção ou até mesmo realizar a reforma de seuimóvel. Poderão aproveitar e realizar tanto uma reforma como construção com as menores taxas de juros, tudo graças ao Programa Nacional de Habitação Rural.

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) é uma iniciativa do governo brasileiro para promover a melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais, oferecendo financiamento para a construção e reforma de imóveis rurais.

O objetivo é promover o desenvolvimento rural e garantir a dignidade dos trabalhadores rurais, por meio da oferta de habitações adequadas e acessíveis. O programa é administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e pode incluir medidas como linhas de crédito específicas, subvenções e subsídios. É importante verificar as condições e critérios para elegibilidade, bem como as regras e procedimentos para a solicitação de financiamento.

Passo a passo para solicitar o seu financiamento rural

  1. Verifique se você é elegível: Certifique-se de que atende aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelo programa de financiamento rural ao qual você está interessado.
  2. Reunir todos os documentos: Prepare todos os documentos necessários, incluindo informações sobre sua renda, propriedade rural, projeto de construção ou reforma, entre outros.
  3. Escolha uma instituição financeira: Escolha uma instituição financeira que ofereça o tipo de financiamento rural que você precisa.

A linha de crédito do PNHR já está aberta e com um grande potencial para ajudar tanto os trabalhadores como também os moradores da zona rural. De acordo com as informações que foram divulgadas, o atual Governo Lula, já conseguiu ter uma “folga” no orçamento e garantiu que vai haver continuidade nos programas, sempre visando a melhoria das condições da classe trabalhadora.

O que fazer após a aprovação do cadastro?

Após ter o seu cadastro aprovado, o produtor rural vai conseguir realizar a construção, ou até mesmo a reforma do imóvel na área rural, tudo isso com a menor taxa de juros do país.

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) já é regulamentado pelo governo brasileiro. Existem regulamentos específicos que estabelecem as condições e critérios para a concessão de financiamento, bem como as regras e procedimentos para a solicitação de financiamento.

Essas regulamentações são desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que administra o programa, e são atualizadas periodicamente para acompanhar as mudanças nas condições econômicas e sociais do país. A regulamentação do PNHR inclui informações sobre o tipo de financiamento disponível, as condições de elegibilidade, os documentos necessários para a aplicação, as taxas de juros e as condições de pagamento.

Como é a forma de atendimento?

Os beneficiários serão atendidos de forma coletiva, em grupos que serão organizados pela Entidade Organizadora. Os grupos precisam ser de um mínimo de (4) e no máximo de até (50) participantes. Para os casos de assentamentos de reforma agrária podem ser aprovados alguns projetos coletivos com um número de até acima de 50 participantes.

Todos os beneficiários precisam ser agricultores familiares ou trabalhadores da iniciativa rural, além de estarem enquadrados na faixa de renda para serem beneficiários do PNHR. Todos os projetos precisam constituir a mesma modalidade, de construção ou reforma, sendo que cada grupo pode apresentar mais de um modelo.

Esse programa não participa do centro de custo, que é referente ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) – e que foi criado em 1995. Portanto, cabe ressaltar que foi o Pronaf Habitação – criado em 2019 – por Bolsonaro, entregou até 14.000 habitações para produtores rurais em todo o país.

3 Comments