Home / Programas Habitacionais / Conheça o Programa Aproxima Habitação Social Em Imóveis Do Governo
Conheça o Programa Aproxima Habitação Social

Conheça o Programa Aproxima Habitação Social Em Imóveis Do Governo

O Governo Federal acaba de lançar o Programa Aproxima, um dos mais novos programas habitacionais que vai disponibilizar imóveis públicos para a habitação social. As informações podem ser conferidas através do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Essa nova iniciativa poderá oferecer para as famílias de baixa renda uma grande oportunidade de realizarem o sonho da casa própria. Tudo será feito a partir de imóveis públicos que estejam desocupados em alguma área urbana de alta movimentação.

O Programa Aproxima está dentro do Âmbito do Núcleo Casa Verde e Amarela, abrangendo diversas ações que ocorrem em termos de ação para políticas habitacionais. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, durante o período do lançamento do programa, que aconteceu no início do mês de junho, uma portaria foi chamada para divulgar os municípios integrantes ao lado do Distrito Federal.

Veja este vídeo sobre o Programa Aproxima Habitação Canal Programas Sociais BR e de seu Like e se inscreva para receber outras oportunidades:

Busca por uma redução de custos e mais agilidade nas entregas

O Programa Aproxima busca realizar a redução dos custos do Governo Federal com a produção de moradias que servem à programas habitacionais, ou seja, conforme o Governo haverá inscrição habitacional em IMÓVEIS DO GOVERNO NOS ESTADOS E CIDADES. É preciso citar que o Governo tem realizado cortes e que isso tem afetado sobretudo um pouco a implementação do programa Casa Verde e Amarela.

Por conta disso, a redução de custos podem ocasionar a aceleração de alguns pontos no programa. Pelo Aproxima, terrenos e prédios da União que não estejam sendo aproveitados vão passar a ser oferecidos. O processo vai acontecer por meio de uma licitação que será feita pelas prefeituras, para que possam se tornar moradias populares.

As Prefeituras e o Distrito Federal é que vão ficar com a responsabilidade de selecionar e também indicar quais serão as famílias selecionadas para receber o benefício . O principal objetivo é promover uma exploração mais ampla dos espaços públicos, pois existem muitos terrenos públicos no país que ainda não são explorados para promover o benefício social.

O que esperar do programa além da Habitação Social?

Além do projeto de habitação social, o programa Aproxima irá viabilizar a realização de projetos que envolvam uma exploração comercial e a habitação de um mesmo empreendimento. Haverá imóveis que serão alocados exclusivamente para o uso comercial, como shoppings, estacionamentos e estabelecimentos na prestação de serviços.

A principal ideia é que juntamente com as habitações acontece um projeto para melhorar a infraestrutura, além de que será uma grande novidade por incluir a iniciativa privada dentro das obras. Será esta a esfera por realizar as propostas de exploração das áreas públicas, tendo em contrapartida a disponibilidade de novos conjuntos habitacionais.

O Aproxima vai integrar o já existente Casa Verde e Amarela, tentando solucionar um dos grandes problemas da história do Brasil, que é o baixo número de pessoas que tem acesso à habitação. A expectativa é de que a iniciativa privada perceba que existe um grande potencial e com isso possa atender à um número alto de famílias, necessitando do acesso à moradia de habitação social. A ação vai ser destinada às famílias que estão recebendo neste momento até cinco salários mínimos.

Check Also

Aluguel Social 2022 – Veja como se cadastrar

Como um apoio para as famílias brasileiras, o Governo Federal oferece uma série de benefícios, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *