Como Funciona o Financiamento Caixa?

O é a principal forma de financiamento imobiliário do Brasil. Contudo, ainda existem muitas dúvidas a respeito dele. Por isso, muitas pessoas ainda fazem muita confusão quando vão financiar a compra de . Por isso, explicamos aqui, de maneira geral, seu funcionamento.

Como funciona um financiamento imobiliário?

Quem já procurou saber o preço de um imóvel, deve ter a noção de que, por mais popular que seja, os valores em questão são altos. Poucas pessoas podem desembolsar R$150 mil ou R$200 mil para a compra de uma casa ou apartamento.

É para isso que existe o financiamento imobiliário. Ele consiste em um valor, que ajuda na compra do imóvel. Na prática, ele complementa o valor da entrada. Uma instituição financeira proporciona o financiamento e, com ele, a pessoa adquire o imóvel. Depois disso, a pessoa que compra o imóvel irá pagar esse financiamento na forma de prestações, definidas no contrato.

Um ponto aqui merece atenção: existe uma grande diferença entre financiamento e empréstimo. No empréstimo, a instituição financeira libera um valor diretamente para a pessoa solicitante. Já no financiamento, o dinheiro envolvido é enviado para um vendedor (do imóvel, no caso).

Entendendo isso, podemos falar mais precisamente do Financiamento Caixa.

Como funciona o Financiamento Caixa?

O Financiamento Caixa é o tipo de financiamento imobiliário mais comum entre brasileiros e brasileiras, embora não seja único. Ele faz parte do SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Além dele, existem financiamentos disponíveis por outros bancos e pela própria Caixa.

Critérios

É preciso atender a alguns critérios para obter o Financiamento Caixa. Até ele ser liberado, existem diversas etapas de longo do processo. Inicialmente, a Caixa irá fazer uma análise prévia Ela vai levar em consideração os seguintes requisitos básicos:

  • idade mínima de 18 anos
  • nacionalidade brasileira
    • pessoas estrangeiras podem obter Financiamento Caixa, desde que atestem posse de visto permanente no Brasil
  • capacidade financeira de arcar com o acordo
    • o total das parcelas não pode comprometer mais do que 30% da sua renda bruta
  • ausência de cadastro negativo em órgãos de proteção ao crédito

Juros praticados

Um dos pontos que chama a atenção no Financiamento Caixa são seus juros. De maneira geral, eles são menores que os praticados pelo mercado. Mas é necessário ter total atenção neles. Afinal, um financiamento compromete o orçamento das famílias que irão comprar um imóvel durante anos. Por isso, juros altos podem significar um grande problema ao longo dos anos.

As instituições financeiras realizam alguns cálculos e chegam a um denominador comum para cada caso. Os financiamentos terão juros atrelados a índices específicos, que são:

  • TR (taxa referencial) — de 8% a 8,99% a.a. + TR
  • IPCA — a partir de 3,95% a.a. + IPCA
  • Taxa fixa — a partir de 9,75% a.a.

Quanto melhor for o histórico financeiro da pessoa que solicita o financiamento, mais chances de receber uma ótima favorável.

Entre tudo que for levado em conta para autorizar um financiamento, está a comprovação de renda.

O Financiamento Caixa terá um contrato conforme todos esses fatores, portanto é fundamental considerar todos os detalhes.

Simulação de compra de imóvel pela Caixa

A Caixa disponibiliza um simulador, que permite que cada pessoa possa fazer sua simulação de Financiamento Caixa. Ele está disponível aqui.

Para simular o financiamento, é preciso preencher alguns dados, que são:

  • categoria do financiamento: se o imóvel é novo ou usado, por exemplo
  • valor do imóvel: no caso, seu preço de mercado
  • localização do imóvel: cidade e estado
  • confirmação se tem ou não imóvel na localidade escolhida: se tem ou não imóvel no mesmo município

Depois disso, é necessário preencher os dados pessoais e prosseguir a simulação.