Como Fazer Simulação De Financiamento De Imóvel?

Muitas pessoas estão com planos de adquirir um imóvel. Para essas pessoas, entender como funciona o financiamento é importante. E nada melhor que uma simulação de financiamento para entender como ele funciona. Aqui, explicamos como e citamos algumas opções.

Simulação de financiamento de imóveis: como funciona?

Porém, a maioria não tem recursos para comprar um à vista. Por isso, o financiamento feito por alguma instituição bancária deve aparecer entre as opções no horizonte. Eles funcionam basicamente como um valor que a instituição bancária concede para a compra de um imóvel.

Depois disso, a instituição receberá o valor pago, com juros, ao longo de um determinado tempo, por meio de prestações. E é nesse ponto que a simulação se torna importante. Afinal, ninguém fecha um acordo (ou não deveria) que envolve valores altos e um compromisso de muitos anos sem ter uma ideia real do quanto irá pagar.

Por isso, a simulação é uma parte importante antes de fechar o acordo. A simulação, ainda que não forneça números absolutamente exatos, dá forte ideia de quanto se pagará pelo financiamento. Além disso, dá uma ideia de quanto irá se pagar, em quantas parcelas e por quanto tempo. Fazendo a simulação, a pessoa que procura um imóvel para comprar tem melhores condições de saber qual financiamento é mais viável para a sua realidade orçamentária.

Quais são as melhores opções para simular financiamentos?

Existem muitos simuladores de financiamento no mercado. Aqui, mostramos as opções disponíveis na internet, que tornam possível fazer uma simulação pelo computador ou aplicativo.

Mesmo quem não tem acesso à internet em casa ou não pretende fazer a simulação dessa maneira, pode procurar profissionais. Construtoras, corretoras de imóveis e instituições financeiras que trabalham diretamente com os financiamentos imobiliários fazem a simulação.

Assim, é sempre possível e recomendável fazer a simulação do financiamento imobiliário. A seguir, mostramos algumas das melhores opções.

Simulador da Caixa Econômica Federal

O site da Caixa Econômica Federal oferece a opção de simulação de financiamento imobiliário mais famosa do mercado. Trata-se do “Simulador Habitacional CAIXA”, que está disponível no site do banco estatal. É bem simples de se fazer a simulação.

Primeiramente, basta entrar no site do Simulador Habitacional CAIXA — caixa.gov.br/siopiinternet.

Depois disso, será preciso preencher dados iniciais. É necessário, inicialmente, indicar se as indicações do financiamento serão realizado em nome de pessoa física ou jurídica. Além disso, é preciso indicar o tipo de financiamento.

Depois disso, é necessário incluir valor aproximado do imóvel. Outros dados do imóvel pretendido serão solicitados. Por fim, a pessoa interessada deverá preencher dados pessoais, como número de CPF, renda familiar, data de nascimento e telefone para contato.

Depois, aparecem tipos de financiamento. É preciso escolher um e prosseguir. Feita a simulação, basta visitar um CCA (Correspondente Caixa Aqui ) ou uma agência para prosseguir com a contratação.

Simulador no site Quinto Andar

O site especializado em mercado imobiliário Quinto Andar tem um simulador ainda mais simples que o da Caixa. Ele pode ser acessado no site financiamento.quintoandar.com.br.

Basicamente, será pedido um valor aproximado do imóvel, o quanto se pretende dar de entrada e uma barra para indicar em quanto tempo se pretende pagar as prestações. Trata-se de um recurso de simulação interessante para quem faz pesquisas sobre imóveis que pretende adquirir.

Comparar financiamentos de vários bancos

Outra indicação que fazemos é aquela disponível no site Agente Imóvel agenteimovel.com.br/financiamento-imobiliario/.

Sabemos que bancos privados (Itaú, Santander etc.) e outros bancos privados além da Caixa (Banco do Brasil, por exemplo) fazem financiamentos imobiliários. Este site permite comparar vários tipos e valores de financiamentos disponíveis em diversas instituições.

Para fazê-lo, basta clicar em “Comparar Agora” e solicitar a comparação das condições oferecidas para financiamento.